terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma escola na Guiné-Bissau (Liceu Dr. Agostinho Neto).

Frequentemente me perguntam como era a escola onde trabalhei na Guiné-Bissau. Descrever uma escola, na Guiné ou em qualquer parte do mundo, não é fácil se a entendermos enquanto instituição e não apenas como um edifício onde interagem professores, alunos e funcionários. Uma escola é muito mais que isso. Um dia tentarei falar mais detalhadamente acerca do tema. Hoje deixo apenas umas imagens, uma mera descrição visual da escola onde trabalhei naquele país africano, sabendo que, pelo menos neste caso, uma imagem não vale pelas mil e uma palavras que se poderiam escrever acerca do trabalho ali desenvolvido por guineenses e portugueses, que em conjunto, dia após dia, procuram construir um amanhã melhor para aqueles jovens. Um abraço especial aos professores guineenses e professores portugueses do PASEG com quem tive a oportunidade de trabalhar. Um abraço igualmente forte a todos aqueles que lá trabalham ou trabalharam sem que eu tenha tido a oportunidade de os conhecer e a todos aqueles que, de alguma forma, se empenham para melhorar a educação nos quatro cantos do mundo, por vezes mal pagos, explorados, mas conscientes de que o seu trabalho pode fazer vir a fazer a diferença amanhã.

Boas viagens.

6 comentários:

  1. Os vídeos estão fantásticos... mais, mais, mais ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia,

    Enquanto tiver imagens para trabalhar vou colocando aqui alguns vídeos. Ainda há muita coisa em espera :) Quando me acabarem os vídeos tenho de ir à Guiné buscar mais ;)

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de pintar a Oficina com o Sérgio, a Dina, o Patchi e o Abú. Eu vi essa Oficina a nascer.

    Um abraço e estou à espera de ver o vídeo que fizemos por Bissau.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,

    Tenho de colocar aqui esse vídeo. Quando vieres a Portugal vê lá se avisas!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro, estamos participando de um concurso de arquitetuera de uma escola em Guiné Bissau, e precisamos trocar umas figurinhas contigo...
    vc sabe dizer pra gente:
    - como é o horário de funcionamento das aulas,
    - quando acontece os intervalos de aula e o tempo de duração dos intervalos...
    - e em que mês acontecem as férias

    é isso, abraço.
    Daniela

    ResponderEliminar
  6. gostaria que tivessem mais informação sobre a educação em toda a guiné!

    ResponderEliminar