sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dakar, a primeira vez em África (2ª parte)

Nanga Def ("como estás" em wolof)



Amanheceu. Da varanda do hotel via-se o mar. Fome, estava com muita fome e vontade de conhecer. Como combinado lá me encontrei com os três companheiros de viagem e descemos para o pequeno almoço. Deveriam ser quase dez horas e nas mesas já não havia muito mais que sumo, café, pão e manteiga. Não tirem falsas conclusões acerca dos pequenos almoços no Senegal, este foi assim, mas por culpa nossa que nos deixámos dormir.


Passeamos pelo jardim do hotel que dava para uma pequena praia muito agradável. Lembro-me de molhar os pés numa água morna, tão agradável que ponderei ir buscar os calções de banho. Depois, pensamos melhor e decidimo-nos por um plano alternativo e ainda bem que o fizemos. Um passeio por Dakar.


Tinhamos pouco tempo, julgo que cerca de duas a três horas, até que nos viessem buscar para nos levar ao aeroporto. Na recepção do hotel disseram-nos que podiamos negociar com um dos taxistas na entrada, não estavamos propriamente no centro da cidade, e que ele nos levaria a dar uma volta. Não me recordo do preço que pagamos, mas valeu a pena. O primeiro contacto com o caos urbano, a terra vermelha, os mercados de rua e... agora sim a história da cabra. Bom, a cabra é que se meteu no caminho e como o taxista olhava para o lado a fim de nos explicar o que se passava em cada esquina das ruas que cruzávamos, lá demos um pequeno toque no animal. Nada de mais, alguma discussão, julgo que em wolof, por isso não percebemos nada e siga viagem. Não vou escrever muito acerca do que vi, para tal deixo um vídeo com um conjunto de fotos da breve visita.


O som é dos Blasted Mechanism. Não sei se eles me autorizam a utilizar a música. Como me parecem uns gajos porreiros não devem levar a mal. Havendo problema digam que eu retiro. Não a estou a utilizar com fins comerciais ;)

Boas viagens.

2 comentários:

  1. Olá!

    "Guiné fala mantenha!"

    Que bom percorrer mais uma vez esse caminho do mundo pela tua descrição.

    É que uma semana antes a minha experiência de viagem para Bissau via Dakar não tinha sido muito diferente: a mesma curiosidade e peripécias tão semelhantes. Ah! Só que nós tínhamos um colega mais prevenido que partilhou a sua água e, ao pequeno, almoço lembro-me da uma certa melancia bem vermelhinha. Que bem que me soube a minha primeira melancia de Novembro! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Obrigado pelo comentário. Fico contente por receber tantas visitas amigas cá pelo blog. Continua a passar por cá e a dar notícias.

    Muitos dos meus lugares são também lugares das pessoas que conheci na Guiné. Daí que acredite que muitas destas histórias possam também levar boas recordações a todos. Fico feliz por isso e pelas vossas visitas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar